Baruf, Dr. Sato e Zezinho estão empatados tecnicamente, aponta Instituto MAS

Pesquisa realizada pelo Instituto MAS em Jandira aponta que há empate técnico entre os três pré-candidatos da oposição ao governo do prefeito Geraldo Teotônio, o Gê. O levantamento foi divulgado na manhã desta quarta-feira (15) pelo sociólogo e cientista político Marcos Agostinho, do Instituto MAS, em coletiva de imprensa realizada na Associação Industrial de Jandira (Assija).

Com 25,3% das intenções de votos na pesquisa estimulada, aparece em primeiro lugar o petebista Paulo Baruf. Na sequência está Dr. Sato (PMDB) com 24,8% e Zezinho (PT), com 19,8%. O atual prefeito Gê (PV) aparece em quarto lugar, com 7%. Os demais possíveis pré-candidatos estão com 5% (Julinho, do PDT), 2,3% (Betinho, do PSDB) e 1,5% (Mi, do DEM). Dos entrevistados, 10,3% afirmaram que não votarão em nenhum dos apontados e 4,3% não souberam responder.

Na avaliação do cientista político, o pré-candidato Dr. Sato está no limite dos votos. “25% é algo histórico, ele não cresce mais por conta da pré-candidatura do Baruf, que tem as suas características”, avalia. Segundo Marcos Agostinho, a pré-candidatura do Zezinho se consolida com a soma de seus votos aos do Paulinho Bururu [ex-prefeito de Jandira]. “A tendência é de que parte dos votos do Bururu, à época, se consolide dentro da pré-candidatura do Zezinho”, completou.

Metodologia

A pesquisa foi realizada no período de 4 a 6 de junho deste ano e foram entrevistados 400 moradores de Jandira, por meio de sorteio aleatório em pontos de fluxo, obedecendo o percentual de habitantes em cada uma das treze regiões da cidade. A margem de erro é de 5%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o Número de Identificação SP-06495/2016, conforme determina a atual legislação eleitoral.

Prefeito Gê tem maior rejeição

O levantamento realizado pelo Instituto MAS mostra ainda a rejeição dos principais pré-candidatos. Em primeiro está o atual prefeito Gê, que deve buscar a reeleição. Ele aparece com 55,8%. Zezinho aparece em segundo com 13,5%, seguido de Paulo Baruf, 10%, e Dr. Sato, 8,5%. Nenhum e não sabem somam 12,3%.

“Para cada 10 moradores abordados durante a pesquisa, quase seis não votariam de jeito nenhum no atual prefeito Gê. Este cenário é quase que impossível de ser revertido até 2 de outubro”, destacou Marcos Agostinho. O cientista político enfatizou ainda que a rejeição de Gê está ligada diretamente à avaliação do trabalho realizado como prefeito nos últimos três anos. “Nessa eleição, o Gê não é competitivo, para dizer o mínimo”, avaliou.

62,6% reprovam governo Gê

A avaliação do trabalho do atual prefeito Gê também foi medida pelo Instituto MAS. Dos entrevistados, 46,8% consideram a gestão “péssima” e 15,8% afirmam que é “ruim”, totalizando 62,6% que desaprovam a administração municipal. “Ótimo” e “bom” somam 6,8%, enquanto que “regular” chega a 30,1%. O percentual de entrevistados que não soube responder é de 0,8%. “A pesquisa mostra que a população não quer o Gê e possui estes três nomes para escolher. Cada um com um perfil”, disse Marcos.

De acordo com o cientista político, cada pré-candidato tem uma característica dentro dos anseios da população: “O Dr. Sato é o médico que pode resolver os problemas na saúde; o Baruf é um empresário que vai administrar a cidade como administra os seus negócios e, o Zezinho é o pré-candidato que vai ajudar as pessoas, dar atenção à periferia, buscar melhorias”, destaca Marcos Agostinho. Segundo ele, os pré-candidatos que despontam em Jandira terão a missão de mesclar com todos os segmentos se quiserem avançar.

Zezinho é o candidato que mais trabalha por Jandira

Quando questionado aos entrevistados qual o pré-candidato a prefeito que mais trabalha para resolver os problemas de Jandira, dentre os três primeiros colocados, Zezinho tem destaque significativo. O petista aparece com 33% das citações, seguido do Dr. Sato com 23,5% e Paulo Baruf com 23,3%. “Nenhum” e “não sabe” somam 20,3%.

Na avaliação do cientista político Marcos Agostinho, Zezinho se destaca pelo fato de sempre estar à disposição da população como vereador. “Ele teve a oportunidade de percorrer os quatro cantos da cidade, conhecer as necessidades e buscar soluções para os problemas”, explicou.

Relacionados