‘Barueri não precisa de verbas de Lula e Serra para crescer’, diz Furlan

Foto-Nilton Ramos
FURLAN-7843271

Sem dívida alguma com a União ou o Estado e um dos maiores PIB de São Paulo, prefeito de Barueri enche a boca para dizer que o desenvolvimento de sua cidade depende apenas de recursos municipais

Anteontem, o prefeito Rubens Furlan (PMDB) voltou a afirmar que Barueri não precisa de recursos do PAC (Programa Aceleração do Crescimento) para executar obras na cidade, nem mesmo de verba do governo do Estado. Por esse motivo, ele não foi ao Encontro Nacional de Prefeitos realizado, entre 10 e 11 de fevereiro, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Furlan, durante o encontro o presidente da República faria a apresentação de um programa de renegociação de dívidas que algumas cidades possuem com o governo federal. “Barueri não deve nada para o Estado ou União, nós fazemos parte do grupo de exceção, pois não devemos nada a ninguém”.

O peemedebista aproveitou para ‘cutucar’ o governo federal. Segundo ele, Barueri pode receber qualquer tipo de recurso, mas questões partidárias impedem que eles cheguem ao município. “Não sou do PT e é besteira pedir, sabemos que não será liberado”, alfinetou.

Furlan disse que sempre pautou seu governo sem a necessidade de recorrer a Lula ou José Serra (governador). “Quero deixar claro que Barueri torce para que as demais cidades, principalmente as da região, consigam obter esses recursos para seus projetos”, ponderou.

“Barueri Emprega” tenta amenizar crise

Rubens Furlan apresenta a Câmara Programa “Barueri Emprega”

O prefeito Rubens Furlan apresentou nessa terça-feira, dia 10, na Câmara Municipal de Barueri, um programa emergencial de atendimento ao trabalhador barueriense em situação de desemprego. Denominado “Barueri Emprega”, o programa vai destinar R$ 8 milhões para o atendimento de 3.200 trabalhadores desempregados.

Entregue à Câmara pelo próprio prefeito, o projeto prevê um pacote de medidas de socorro emergencial ao trabalhador que comprovar a situação de desemprego e irá vigorar durante quatro meses. Depois desse prazo, a Prefeitura poderá solicitar à Câmara a destinação de nova receita para uma eventual segunda fase do programa.

Com auxílio de cursos de auto-estima, qualificação e postura profissional, além de ajuda com vale-transporte, encaminhamento e intermédio para contratação profissional, o objetivo é recolocar o trabalhador barueriense no mercado de trabalho. A ideia de criar um programa desse gênero, segundo Furlan, surgiu do advento da crise econômica mundial, que já está eliminando milhares de postos de trabalho.

“Estamos vivendo uma crise e… não conhecemos sua proporção. O fato é que os empresários assustados botaram o pé no freio (dos investimentos), comprometendo a geração de empregos”, lembrou o prefeito, durante a apresentação do programa na Câmara.

“Não importa se temos que diminuir o ritmo de investimentos que a Prefeitura programou para Barueri este ano, mas temos que socorrer o trabalhador que perder seu emprego”, complementou Furlan.

O PROJETO:
O Barueri Emprega vai atender aos trabalhadores desempregados moradores da cidade como uma forma de complementação ao Seguro-Desemprego, fornecendo vales-transporte e cursos sobre empregabilidade durante o período em que receber o benefício federal. A Prefeitura de Barueri também vai cadastrar esse beneficiário no programa de recolocação profissional, através da Casa do Trabalhador, encaminhando e intermediando o processo de contratação e com atendimento personalizado no Ganha Tempo. “Tudo para podermos reempregar este trabalhador e devolver a ele a tranqüilidade de poder sustentar com dignidade a sua família”, explicou Furlan.

O trabalhador desempregado incluído no Barueri Emprega também terá acesso a programas municipais de assistência social ao cidadão barueriense, de forma especial, como entrega de cestas-básicas, medicamentos (incluindo os que por ventura não forem de fornecimento padrão da Farmácia Municipal de Barueri), kits escolares e de enxovais para gestantes.

O projeto será votado na Câmara Municipal de Barueri, na terça-feira, 17 de fevereiro. Aprovado, segue à sanção do prefeito Rubens Furlan e à regulamentação.

Relacionados