Banda da Guarda Municipal de Itapevi marca presença em eventos do município e de outras cidades

Banda_GM_Com o intuito de desenvolver uma aproximação entre a Guarda Municipal e a sociedade itapeviense, a Banda Musical da Guarda Municipal de Itapevi é fruto de um trabalho de seriedade, dedicação e estudo de seus integrantes.

Criada há dois anos, o grupo é composto por 15 integrantes, todos membros da corporação, e regido pelo GM Nivaldo José dos Santos. A banda conta com uma flautista, dois clarinetistas, dois trompetistas, dois saxofonistas, dois tubistas, três trombonistas e dois percussionistas.

Mesmo não competindo em concursos, a Banda da GM já se apresentou nas cidades de Cotia, Jandira, Barueri, Santana de Parnaíba, Guarulhos, São Paulo, entre outras, além de solenidades realizadas na Câmara Municipal de Itapevi, escolas da rede municipal de ensino e diversos eventos promovidos pela Prefeitura.

Para dar continuidade ao trabalho e condições básicas de estudos, a Prefeitura adquiriu para o grupo um conjunto completo do acervo de  instrumentos utilizados, todos novos e de excelente qualidade. “É gratificante receber o carinho das pessoas que prestigiam nosso trabalho. Ficamos muito felizes em receber os novos instrumentos da Prefeitura, o que irá nos proporcionar melhores condições de trabalho e estudo”, diz Nivaldo.

Os ensaios da Banda ocorrem todos os dias, com horários programados para estudos teóricos e práticos dos instrumentos, junto a um acervo com cerca de 700 músicas, seguidas de um repertório variado entre MPB, rock n´ roll, hinos oficiais e militares, musicas eruditas, entre outras. Ao menos uma vez por mês, os integrantes saem às ruas para os serviços de patrulhamento.

A sede de ensaios da Banda está situada na Base da Guarda Municipal, junto à Secretaria Municipal de Segurança e ao Canil. Conta com uma sala coletiva de ensaios, uma sala coletiva de estudos teóricos, dois banheiros e uma cozinha, o edifício passará, em breve, por reformas, adicionando à sua estrutura duas salas individuais de estudo, um vestiário e um estacionamento, que também será utilizado como praça de estudos ao ar livre.

“A presença e participação da Banda da GM é de suma importância, pois, as melodias interpretadas abrilhantam nossos eventos. Todos os integrantes que a compõem estão de parabéns pela dedicação que prestam à atividade e o resultado obtido por seus empenhos”, declarou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

No mês de setembro, em comemoração ao aniversário de treze anos da Guarda Municipal de Itapevi, a Banda realizou sua centésima apresentação, em uma cerimônia solene, promovida em frente a Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi. Ainda fez parte da programação de aniversário, o 1º Encontro de Bandas Musicais das Guardas Municipais, no Espaço Cultural 930, com participação das bandas das Guardas de Santana de Parnaíba, Cotia, e Barueri.

No momento, os integrantes estão ensaiando para apresentações de fim de ano e para participação do Encontro de Bandas de Santana de Parnaíba, no dia 24 de novembro.

Relacionados