Avaliação do Estado Nutricional atende mais de 15 mil alunos de Itapevi

Projeto_AENEA administração Dra. Ruth – Jaci Tadeu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, mantém desde 2011, na rede municipal de ensino, a Pesquisa-Ação AENE (Avaliação do Estado de Nutrição dos Escolares), que tem como principal finalidade identificar e mapear o estado nutricional dos escolares.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, mais de 15 mil alunos já foram avaliados pelo projeto, que foi desenvolvido pela equipe do “Programa Recreação pelo Movimento”, após a constatação de que crianças, jovens e seus familiares apresentavam alterações no estado nutricional, tais como excesso de peso, obesidade e, em alguns casos, desnutrição.

O secretário de Educação, prof. Edgard José Fiusa, explica que muitas vezes o excesso de peso e a obesidade não estão relacionados apenas à alimentação, mas também à falta de atividade física. “Neste sentido, a Prefeitura ofereceu aos professores de educação física, um curso de formação, disponibilizando ainda recursos materiais como balança de precisão, estadiômetro e planilha eletrônica de registro de dados, a fim de garantir um padrão científico na coleta dos dados para desenvolver a ação”, frisa o secretário.

Ele complementa dizendo que o projeto também envolve os professores das demais disciplinas, pois, a partir das atividades desenvolvidas em sala, os alunos são estimulados a se interessarem pelo tema.

Aplicação do projeto

O Projeto AENE vem sendo aplicado nas escolas desde 2011, sendo composto por três fases. A primeira delas conta com a participação efetiva dos professores, que por meio de estudos dirigidos, pesquisas, palestras, desenhos, entre outros, incentivam e orientam os alunos a manterem bons hábitos alimentares. A segunda fase está relacionada com a coleta de dados, e, é onde acontece a medição da estatura e pesagem dos alunos.

Na fase final os resultados obtidos são apresentados à comunidade escolar e aos familiares. Nessa etapa, o objetivo é explicar como é possível, por meio de hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos regulares, modificar o quadro geral da saúde e da qualidade de vida dos participantes do AENE.

Resultados alcançados

Desde sua implantação, o Projeto AENE já avaliou 15.579 alunos, e o estudo realizado pelos profissionais da educação apontou que cerca de  37% dos estudantes da rede municipal apresentam algum tipo de alteração no estado nutricional (abaixo ou com determinado grau de obesidade). Já 13% apresentam obesidade de grau 2, 3 e alto risco, necessitando de um encaminhamento para a modificação do atual estado nutricional.

“Em 2012 vamos manter o AENE em exercício, visto que se faz necessário a continuidade de ações de cunho preventivo no âmbito escolar e familiar. Com projeto em prática, temos suporte para incentivar nossos alunos e seus familiares a adotarem novos hábitos, alinhando alimentação adequada aos exercícios físicos”, comenta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

 

 

 

 

 

 

Relacionados