Autoridades se reúnem com moradores do Jd. Dona Elvira para explicar obras de canalização em Itapevi

Autoridades municipais se reuniram com moradores do bairro Jd. Dona Elvira, para discutir sobre as obras de canalização do rio Barueri-mirim, no trecho que corta o bairro.

Após a apresentação do projeto, feita pelo secretário José Américo, foi dialogado com os munícipes sobre a necessidade de retirada permanente de algumas residências e sobre a saída temporária de algumas famílias, devido os riscos de segurança que realização da obra no trecho necessitam.

A reunião, que aconteceu no Centro de Formação dos Professores Anísio Spínola Teixeira, na quarta-feira (11), contou com a presença da secretária de Governo, Ruth Banholzer, do secretário de Habitação, Francisco Eleutério de Abreu, da secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, do secretário de assuntos Internos e Jurídicos, Vicente Bandeira, e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Walter Hasegawa.

“Nossa maior preocupação é a integridade física e segurança de todos vocês, porém, existe a necessidade do bem maior, que é a cidade e o fim das enchentes, que afeta diversos bairros. Foi realizada uma revisão no local e digo a vocês que apenas seis famílias terão a necessidade de sair permanentemente do local para que obra seja finalizada. As outras famílias notificadas voltarão para suas residências após o termino da construção”, declarou a secretária de Governo, Ruth Banholzer.

Para as famílias não ficarem desamparadas durante o período que estarão fora de suas residências, em projeto aprovado na Câmara Municipal pelos vereadores, a Prefeitura irá conceder o ‘Aluguel Social’ durante o período de um ano, podendo ser o contrato de pagamento renovado por mais um ano, totalizando 24 meses recebimento do benefício.

Quanto as famílias que terão a necessidade de saída permanente do local, será realizado, por meio da Secretaria de Habitação, o processo de acomodação no projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’. Segundo o secretário de Habitação, Francisco Eleutério, “não havendo possibilidade de ingresso no primeiro empreendimento – Villagio Ambuita I – automaticamente, as famílias estrão inscritas, sem sorteio, para o Villagio Ambuita II”, afirmou.

Após o término da obra, ainda pela Secretaria de Habitação, a Prefeitura também se comprometeu em providenciar estudos para que a área onde se encontram as residências próximas do leito seja enquadrada perante a lei de ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social), com possibilidade da realização de concessão dos lotes aos moradores, após a conclusão do projeto de regularização de moradias do bairro.

Com cerca de 85% das obras já finalizadas, o projeto de canalização também comporta a construção de ‘piscinões’ nos bairros Parque Suburbano, Jd. Santa Rita e Jd. Dona Elvira, que juntos terão capacidade de armazenamento de mais de 400 mil m³ de água, além da construção de quatro ponte sobre o rio Barueri-Mirim (01 no bairro Cidade Saúde, 01 no Jd. Dona Elvira e 02 no Jd. Vitápolis) que auxiliarão na melhoria do fluxo viário na cidade. A rua Lafaiete Rodrigues, que abrigarão a pontes no Jd. Vitápolis, já possui um projeto de pavimentação para ser realizado após o termino das obras de canalização.

Relacionados