Aumentam os apagões diários em Itapevi

Corte_ArvoreMuitos ainda devem se lembrar do famoso apagão ocorrido em novembro quando mais de 18 estados brasileiros passaram cerca de cinco horas na mais completa escuridão. Embora o fornecimento de energia tenha, aparentemente, voltado ao normal algumas horas depois, em Itapevi, parece que os apagões não têm fim.

Para os moradores de Itapevi, por exemplo, o que aconteceu em novembro no país, representa quase nada. Praticamente todos os dias algum bairro da cidade fica sem energia uma, duas três … dez, e até 24 horas.

A redação do Itapevi Noticias recebeu inúmeros e-mails com desabafos de leitores que não sabem mais a quem recorrer. Ligar na central de atendimento da operadora é um martírio, superado apenas pela falta energia, que além de tirar o humor do contribuinte, causa prejuízos, muitas vezes irreparáveis, desde alimentos estragados nas geladeiras, crianças e idosos sem banho quente, equipamentos eletrônicos.

Mas não é só na área central de Itapevi, mas também nos bairros, que o problema se tornou crônico. Para se ter uma idéia, aqui na redação do Itapevi Noticias, só este ano, tivemos que solicitar assistência técnica 2 vezes por pane em nossos equipamentos devido a picos de energia.

“Se pagamos a AES-Eletropaulo por que ela não pode prestar um serviço decente? Deixe de pagar a conta para verificar a eficácia no corte…”.  

 

Chuva, e manutenção de poda são as principais desculpa.

A chuva continua sendo o principal argumento da empresa para justificar os picos e a demora do atendimento. E a quem recorrer no caso de falta de energia:

Segundo a AES Eletropaulo, o aumento de chuva dos últimos meses “foi responsável por uma quantidade maior de desligamentos na rede, causados principalmente pelo contato com galhos de árvore e pela própria queda de árvores sobre a rede”.

Segundo informações da concessionária a prefeitura não faz as manutenções de podas nas arvores, depois que é feito a poda na área de risco. (Para a prefeitura por questão de segurança a própria Concessionária tem que fazer as podas).

 

Atendimento AES Eletropaulo

1 – Atendimento de emergência 24h – 0800 72 72 196 – Para informar casos de fio partido, poste abalroado, falta de energia no seu bairro, acidentes ou problemas na rede de distribuição (eles dizem que o serviço é 24 horas, 7 dias por semana), (esquece você  não consegue falar, telefone ocupado).

Central de Atendimento 24h – 0800 72 72 120 – A Central de Atendimento ao Cliente permite que o cliente tire dúvidas, faça reclamações ou ainda solicite serviços onde quer que esteja. A ligação é gratuita e o atendimento está disponível 24 horas, 7 dias por semana (eles apenas não dizem quando vão resolver o tal problema e nem quanto tempo o cliente terá que esperar na linha ouvindo musiquinha).

 (As filas são sempre muito grandes e o atendimento péssimo e, nem mesmo  papel há para imprimir os documentos)

Ouvidoria – 0800 72 73 110 – Canal direto para sugerir, criticar ou elogiar serviços (será que dá pra falar em elogios?). A Ouvidoria está disponível em dias úteis, das 08h00 às 18h00

Se nenhuma dessas opções der resultado positivo, o usuário deve recorrer à – ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica – Fone: 167 de segunda à sexta das 8h às 20h

 

Em nota, a prefeitura diz que tem pressionado a Eletropaulo para melhorar o atendimento.

 

Concessionária AES-Eletropaulo.

Depois da chuva, outro grande vilão dos apagões, segundo a AES Eletropaulo, são as árvores que teimam em crescer e invadir os fios elétricos. Para isso, ressalta que tem um plano de execução de podas de árvores, elaborado de acordo com a legislação ambiental e executado com a aprovação das prefeituras. “Este plano contempla a poda de 225.000 árvores em 2010, o que representa 53% a mais do que o executado em 2009. Essa ação reduzirá significativamente a ocorrência de falta de energia durante esse ano”, garantiu a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

 A concessionária diz que já intensificou as ações. “Em situações normais, a Companhia utiliza até 256 equipes de emergência, mas nesse período do verão mobilizará até 539 equipes para tornar mais ágil o atendimento às ocorrências de falta de energia.” Mas está longe de ser eficiente, a prova é que o serviço, que era ruim em 2009, piorou este ano. A concessionária informou que utilizará motocicletas para agilizar o atendimento e que reforçará o Call Center – serviço de atendimento ao cliente.

 

Acreditamos em Papai Noel!!!

 

Confira algumas fotos depois da reclamação de quase 24 horas sem energia.

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