AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO SUCESSO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITAPEVI

Educao_FsicaAlunos de ciclo I têm aulas de Educação Física com professor especialista

Prática de esportes, ginástica ou atividades recreativas. Seja qual for o conteúdo a ser desenvolvido no dia, as aulas de Educação Física, ministradas por professor especialista, na rede municipal de ensino, têm desempenhado um importante papel no processo educacional de milhares de alunos do ciclo I do ensino fundamental.

 

 As aulas de Educação Física, sob responsabilidade de especialistas, foram a grande novidade do ano, e essas aulas vêm fazendo muito sucesso entre as crianças.

Rodrigo dos Santos Melo, de sete anos, dá seu depoimento. Aluno do 2º ano E do CEMEB Tarsila do Amaral, Rodrigo já elegeu a aula de Educação Física como uma de suas disciplinas preferidas. “Estou achando muito legal. Aqui, a gente pode brincar de bambolê, corda, e participar de muitas atividades. Mas o melhor de tudo é estar na companhia de meus amigos”, avalia.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, poder proporcionar a prática de atividades físicas sob a orientação de professores especialistas é uma grande conquista. Além de serem importante requisito para a melhoria das condições de saúde, de um modo geral, as atividades físicas, trabalhadas com todas as turmas, do 1º ao 5º ano, também favorecem o desenvolvimento da coordenação motora e a socialização das crianças.

“Atividades recreativas sempre foram promovidas nas escolas municipais. No entanto, a partir deste ano, elas ganharam o peso de disciplina e passaram a ser acompanhadas por profissionais da área, o que foi uma grande notícia para nossos estudantes”, comenta Dra. Ruth.

Em fevereiro, após serem aprovados em concurso público, promovido em dezembro de 2009 pela Prefeitura, 55 professores de Educação Física tomaram posse, iniciando o planejamento das atividades a serem desenvolvidas na rede municipal de ensino, depois de terem participado de encontros de formação, promovidos pela Secretaria de Educação. E, em menos de um mês, desde o início do ano letivo, as aulas já contribuem para o desenvolvimento psicomotor das crianças. É o que afirma Odailton Pollon Lopes, conhecido entre os alunos como prof. Tuca. Em suas aulas, o professor tem utilizado cordas, bambolês e outros recursos didáticos, visando desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio das crianças, estratégia que vem dando bons resultados.

“Começamos o trabalho desenvolvendo primeiramente atividades recreativas e psicomotoras, para ajudar o aluno que ainda não possui vivência com a disciplina. É uma forma de incorporar aos poucos atividades esportivas entre as crianças”, explica.

Mateus Silva dos Santos, de seis anos, é outro aluno do CEMEB Tarsila do Amaral para quem as aulas de Educação Física têm proporcionado inúmeros benefícios. Portador de necessidades especiais,  participa  das atividades com os demais colegas de classe e diz adorar as aulas do prof. Tuca. “Ele é o professor mais legal que já tive. Em suas aulas eu me divirto e brinco bastante com todo mundo. Estou muito feliz”, conclui Mateus.

Relacionados