Até quando?

mentira-7618821Eu sei amigo leitor que você já deve estar cansado desta história de eu ficar falando da Prefeitura de Itapevi o tempo todo. A situação realmente é estressante. A cada edição eu penso comigo mesmo: desta vez vou encontrar um tema mais neutro para o meu editorial e ninguém vai reclamar e me acusar de perseguição. Mas é impossível deixar de comentar certas coisas, ainda mais, quando abrimos o jornal da cidade e lemos as mais absurdas desculpas para justificar ingerência, má-vontade política e falta de iniciativa. Eu confesso, não resisto, não consigo ficar quieto ao ler tudo isso.

A última leitores confíra em Roda de Fogo a matéria do jornal Itapevi Agora deste sábado, 09, que, segundo a Coordenadoria de Comunicação de Itapevi, os estragos causados pelas enchentes na cidade, são culpa do deputado João Caramez, porque ele não libera recursos para a nossa cidade.

Então, vejamos: a Prefeitura tem uma Secretaria de Obras, uma de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, tem dezenas de funcionários lotados nestas secretarias para cuidarem da cidade, limpar córregos e canalizações; tem ainda as secretarias de Higiene e Saúde, a de Educação e Cultura e até a de Assistência Social e Cidadania, também com mais dezenas de funcionários, que poderiam em conjunto montar uma campanha de Conscientização para que as pessoas entendessem a importância de se jogar o lixo no lixo e não nas ruas, córregos, rios e esgotos.

Ou seja, com uma estrutura dessa magnitude, com esse valoroso grupo de funcionários, com todas essas secretarias, a prefeita não consegue fazer nada? E tudo o que dá errado na cidade é culpa de um único homem?

Até quando vamos ter que aturar esse tipo de desculpas?

O problema das enchentes não é um problema exclusivo de Itapevi. Tampouco eu seria leviano a ponto de dizer que as enchentes que assolaram nossa cidade é culpa da Dra. Ruth. Não é. Nossa cidade, assim como dezenas de outras, sofre há anos com as enchentes e vai continuar sofrendo, seja em qualquer gestão, seja com o prefeito A ou B. Afinal de contas, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência sabe, que quando o período das chuvas chega com muita intensidade é difícil para qualquer administrador controlar o problema. No mês de novembro, registrou-se um alto nível do índice pluviométrico, com chuvas intensas, de longa duração que forçaram ao limite a capacidade de absorção do solo e, em especial, do sistema de canalização.

É claro que nenhum prefeito está a salvo de vivenciar um problema desses. Por isso, ao longo do ano, a Prefeitura deve realizar um sério trabalho de prevenção e também de conscientização, pois, sabemos que, infelizmente, algumas pessoas contribuem negativamente ao jogar móveis velhos, lixo e todo tipo de detritos à beira de rios, córregos e em locais inapropriados.

Ou seja, a questão das enchentes e dos problemas que elas acarretam não é simples, ao contrário, é muito complexa, exige o empenho de toda uma comunidade, a preocupação de toda uma sociedade.
A Prefeitura devia parar de buscar um culpado e atacar o problema de frente, pois, não existem culpados, existem responsáveis e, neste caso, todos somos responsáveis pelo destino da nossa cidade, portanto, vamos trabalhar juntos, vamos fazer um mutirão de trabalho, vamos arregaçar as mangas e, se não podemos evitar a intensidade das próximas chuvas, vamos trabalhar para minimizar os estragos que elas possam vir a causar.

Iluminação Pública

Demorou pra acontecer e só depois de muito questionamento por parte deste Itapevi Notícias e da Câmara Municipal de Itapevi, Vereador Luciano de Oliveira Farias (Bolor), a Prefeitura finalmente decidiu investir os R$ 2 milhões arrecadados com a CIP (Contribuição de Iluminação Pública). Pelos menos é o que está escrito no site oficial. Agora é esperar para ver se, de fato, a iluminação vai chegar aos bairros mais afastados, afinal, sempre soubemos que o dinheiro estava lá parado e que iluminação pública também é uma questão de Segurança. Estamos de olho e vamos fiscalizar atentamente todos os centavos gastos.

Aguardem maiores detalhes.

Relacionados