Árbitros de Itapevi e região acompanham palestras da Federação Paulista de Futsal

Curso_Federacao_PaulistaNa noite de sexta-feira (9), o auditório Darcy Ribeiro, da Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, foi o palco das palestras realizadas pela Federação Paulista de Futsal (FPFS) a fim de promover a atualização das regras do Futsal aos árbitros, cronometristas, anotadores e dirigentes de Itapevi e região.

Vários oficiais participaram do curso, que contou com a presença da diretora do Departamento de Arbitragem, Sra. Márcia Mariko e dos oficiais da FPFS/CBFS, Felipe Ventura e Marcos de Moraes.

Quem abriu a noite de palestras foi Márcia Mariko que apresentou algumas recomendações a serem seguidas pelos profissionais de arbitragem, para com os atletas, dirigentes, comissão técnica e torcedores. A palestrante também fez um importante lembrete aos oficiais quanto ao trabalho deles antes das partidas. “É necessário que se confira toda a documentação dos atletas antes do início de cada partida, isso causa mais tranquilidade para o desenrolar do jogo”, disse Márcia.

Já o árbitro Felipe Ventura falou sobre ética, trabalho em equipe e procedimentos preventivos que os árbitros devem realizar para que não sejam surpreendidos durante as partidas.  “Temos que agir pensando na parte preventiva. Para sermos árbitros temos que ter planejamento, temos que estar preparados, por isso precisamos nos auto-avaliar e passarmos sempre por avaliações e cursos”, lembrou Felipe.

Os oficiais de Itapevi e de regiões como Osasco, Jandira e Carapicuíba, por exemplo, também ficaram informados sobre os novos procedimentos do uso da súmula on-line, e como relatar possíveis ocorrências, tanto na parte burocrática, quanto na parte prática dos jogos, na palestra dada pelo anotador e cronometrista Marcos de Moraes.

Ao final do curso, a Prefeitura de Itapevi, a Federação Paulista de Futsal e a Liga Amadora Itapeviense de Futsal, entregaram a todos os presentes o certificado de participação do curso da Pré-temporada e atualização de regras 2012.

Relacionados