AME ITAPEVI REDUZIRÁ TEMPO DE ESPERA EM DIVERSOS EXAMES CLÍNICOS

Unidade deverá oferecer 26 especialidades para consultas e 17 tipos de exames

AME_ItapeviEm breve, a população de Itapevi e de outras cidades da Grande São Paulo terá acesso a exames gratuitos mais rápidos e de qualidade, com a implantação do AME Itapevi (Ambulatório Médico de Especialidades).

Situada no prédio do antigo Pronto Socorro Municipal, à avenida Presidente Vargas, 205, Vila Nova Itapevi, região central da cidade, a unidade foi uma conquista da prefeita Dra. Ruth Banholzer junto ao Governo do Estado e também atenderá outros municípios da região.

Os AME’s são unidades de serviços que oferecem atendimentos ambulatoriais em especialidades médicas, além de procedimentos diagnósticos de média complexidade. São unidades de referência regional com alta resolubilidade em consultas e exames. A unidade de Itapevi, por exemplo, oferecerá consultas e exames referentes a diversas especialidades médicas, proporcionando, assim, agilidade de serviço e comodidade para milhares de pessoas.

A principal vantagem do AME é a redução do tempo de espera nos exames médicos solicitados por profissionais da rede pública de saúde. Além disso, o novo prédio possibilitará a redução das distâncias percorridas pelos itapevienses para a realização de diversos tipos de exames. “O Ambulatório Médico de Especialidades de Itapevi será mais um instrumento a serviço da população na área da saúde. Encurtando distâncias, os usuários da saúde pública de Itapevi terão diagnósticos mais rápidos e precisos, o que muitas vezes facilitará seu tratamento”, comentou a prefeita Dra. Ruth.

A implantação do AME, administrada pelo Governo do Estado, beneficiará também os municípios de Jandira, Cotia, Vargem Grande Paulista, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, São Lourenço da Serra e Juquitiba. A estimativa é de que sejam realizados cerca de 16 mil consultas e quase 11 mil exames a cada mês.

Algumas consultas – como Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Ortopedia – já podem ser agendadas, assim como os exames de Eletroneuromiografia e Teste Ergométrico. No entanto, a proposta é que a unidade ofereça um total de 26 especialidades para consultas e 17 tipos de exames. Outros serviços que deverão ser disponibilizados são Oftalmologia (tonometria, teste ortóptico, campimetria, mapeamento de retina, biometria ultra-sônica), Cardiotocografia, Reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional, fisiatria, acupuntura), Nutrição, Enfermagem, além de pequenas cirurgias.  

Para utilizar o AME Itapevi, o munícipe deve se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para receber atendimento médico. Se houver necessidade, o médico fará o devido encaminhamento. “É importante informar que o AME não atende livre demanda, ou seja, não adianta o paciente procurar diretamente o serviço. O AME só atende com agendamento prévio. É importante ressaltar que é necessária a apresentação do cartão de usuário do SUS (Sistema Único de Saúde)”, explicou o secretário municipal de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre.

Relacionados