ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM ITAPEVI PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL

 

E-tec_ItapeviAtividades foram realizadas no CEMEB Bemvindo Moreira Nery

 Teve início neste domingo (30), nas instalações do CEMEB Bemvindo Moreira Nery, os cursos técnicos federais da e-Tec em Itapevi. Os cem alunos matriculados nos cursos de Administração e Informática receberam as primeiras orientações sobre aulas, apostilas, avaliações e cronograma de atividades do semestre, que se estende até o mês de dezembro.

 Participaram da aula inaugural o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, o diretor do departamento de Educação, prof. Fábio José de Andrade, o professor especialista da Escola Técnica Federal de São João da Boa Vista, Adriano Leite Ribeiro, o coordenador dos cursos em Itapevi, Roberto Carlos Ribeiro e os tutores presenciais Wagner de Oliveira Lopes (Informática), Daniel Barbosa do Nascimento e Maria Fernanda de Aguiar (Administração).

 “Esta é mais uma conquista da administração da prefeita Dra. Ruth Banholzer, no que tange ao desenvolvimento do ensino público municipal. Mais do que isso, a instalação dos cursos técnicos gratuitos é parte da nossa política de universalização e democratização do ensino técnico e superior público em Itapevi, iniciada com a implantação da Universidade Aberta do Brasil, em 2007”, disse o diretor de Educação, Fábio Andrade.

 O diretor ressaltou que em 2010 já estarão formadas as primeiras três turmas dos cursos superiores semipresenciais de Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia no pólo da UAB em Itapevi. “Atualmente, já contamos com um total de 450 alunos nos cursos de nível técnico e superior mantidos no CEMEB Bemvindo Moreira Nery”, destacou.

 Dando boas-vindas aos novos alunos, o secretário Edgard Fiusa ressaltou a importância da criação dos cursos técnicos federais em Itapevi. “Nossa cidade vem crescendo e se industrializando, buscando cada vez mais profissionais capacitados para o serviço. Temos este objetivo de qualificar nossa mão-de-obra e é para isto que a prefeita Dra. Ruth lutou tanto pela escola técnica federal. Este é embrião de novos cursos e de novas turmas em nossa cidade e vocês são os pioneiros desta modalidade de ensino no município”, afirmou Fiusa.

 As aulas presenciais dos cursos serão ministradas aos domingos – Informática pela manhã e Administração à tarde. As atividades e leituras serão feitas via internet, bem como discussões sobre os temas. Além disso, os alunos poderão tirar suas dúvidas com os tutores presenciais durante a semana, das 19 às 22 horas e aos sábados das 9 às 16 horas. “Apesar de ser um curso semipresencial, a validade é a mesma de um curso convencional”, destacou o professor Adriano Leite.

 De acordo com o especialista, a qualidade do aprendizado seja no ensino convencional, seja no ensino à distância, depende muito do interesse, do comprometimento e da participação do aluno nas discussões dos temas discutidos, das pesquisas, das leituras e da realização das atividades. “O ensino à distância não é uma modalidade nova. Já existia há anos no Brasil o ensino por correspondência, que muitas vezes era visto com desconfiança. Mas aos poucos vamos quebrando essa barreira e formando bons profissionais, com apoio da tecnologia”, comentou Adriano.

Relacionados