ALUNO ESPECIAL É DESTAQUE NA ESCOLINHA DE JUDÔ EM ITAPEVI

_Judocas_O esporte na cidade de Itapevi, além de ser opção de lazer e de competições, passa a ser também um instrumento de inserção social de pessoas com necessidades especiais. Trata-se da participação do pequeno atleta Maurício Gabriel, de apenas 6 anos, nas aulas de judô mantidas pelo CIESI (Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi). Portador de síndrome de Down, o aluno pratica aulas de judô há quase um ano e seu desempenho vem melhorando a cada dia, segundo o treinador Carlos Alberto dos Santos.

De acordo com Rosa Ilda, mãe do atleta, Maurício já praticou natação, karatê, capoeira e taekwondo, mas foi pelo judô que se apaixonou e teve um melhor rendimento. Uma prova disso é o longo período que o atleta está na escolinha e todo seu empenho durante as aulas.

Com o apoio dos treinadores Carlos Alberto dos Santos e Regiane Soares, dos colegas e principalmente dos pais, o jovem melhorou o seu desempenho até na escola. “É fácil perceber que Maurício está adorando o judô porque o esporte vem colaborando também com o seu desempenho na escola e, principalmente, seu convívio com a sociedade”, comenta Rosa Ilda.

O secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa, acompanhou um treino de Maurício e conversou com os pais do atleta, incentivando-os em sua inclusão na sociedade. “Mais do que um exemplo, Maurício é um incentivo para os pais de outras crianças que são portadores da síndrome de Down, utilizem mais este recurso como instrumento de inclusão  de integrar seus filhos na sociedade”, comentou Prof. Edgard.

Maurício tem aulas duas vezes por semana e está prestes a ingressar em outro grau do esporte. Faixa branca, o judoca irá ascender à faixa bordô, que antecede a faixa cinza nos níveis de dificuldades do judô.

 

 

Relacionados