Alexandre Rodrigues faz campanha de doação de sangue na época mais crítica do ano

O vereador Alexandre Rodrigues (PSB) aproveitou a reta final de seu mandato na Câmara Municipal de Itapevi para ajudar preencher os estoques da Fundação Pró-Sangue de São Paulo numa época em que historicamente a quantidade de doares cai em 20%. De acordo com ele, que doou sangue no Hospital das Clínicas, o número de voluntários para a doação diminui porque, quanto mais feriados tem o mês, mais as pessoas viajam. 

Além disso, a chuva frequente desse período do ano também influencia na queda das doações. “Tem uma série de coisas que afetam as doações. Por causa da queda alta no número de doações, se faz ainda mais urgente que as pessoas se voluntariem, e é isso que estamos incentivando”, conta.

Pelo menos 12 mil bolsas de sangue são processadas por mês, atendendo a 116 instituições, como o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração e o Instituto do Câncer, em São Paulo. A Pró-Sangue atende 32% do sangue consumido na região metropolitana.

 

Como colaborar

É muito fácil ser um doador: basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e estar pesando, no mínimo, 50 Kg. No dia da retirada do sangue, a pessoa precisa ter dormindo bem, no mínimo seis horas nas últimas 24 horas, além de estar alimentado (sem alimentos gordurosos) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Nos postos de coleta, o voluntário deverá apresentar seu documento com foto recente. Em São Paulo, alguns dos locais disponíveis para o recolhimento de sangue são: Hospital das Clínicas, Hospital do Mandaqui, Hospital Dante Pazzanese, Hospital Regional de Osasco, Hospital Municipal de Barueri e Hospital Geral de Pedreira.

Para doar, a pessoa passará por um teste de anemia, além de passar por uma entrevista que apura seus hábitos pessoais. São 50 perguntas realizadas que poderão avaliar e apontar a possível existência de doenças sexualmente transmissíveis ou de outras doenças transmitidas pelo sangue – já que, no momento da coleta, há a coleta de identificação de possíveis doenças. Todo o processo leva 40 minutos, sendo que a retirada do sangue com a agulha demora entre oito e dez minutos.

Relacionados