Aldeia de Carapicuíba celebra 438 anos de fundação

Em outubro, a cidade comemora o aniversário de seu maior patrimônio: a Aldeia Jesuítica. São 438 anos de história e preservação cultural. A Aldeia de Carapicuíba é a única entre as 12 Aldeias fundadas no século XVI, que se conservou. Sua fundação é considerada oficial em 12 de outubro de 1580.

E para homenagear a importante data, que celebra também o dia da Padroeira do Brasil, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, realizará na próxima sexta-feira, 12, a “Festa de Nossa Senhora de Aparecida”.
 
A programação contemplará duas procissões religiosas, às 7h30, sentido Praça da Aldeia. Uma com saída da Paróquia Nossa Senhora das Graças, e a segunda com saída da comunidade Nossa Senhora de Fátima. Às 9 horas, o padre Luiz Rogério reza a Santa Missa de celebração.
 
Aldeia Jesuítica de Carapicuíba
 
 
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 num pequeno grupo de seis pessoas lideradas pelos padres Manoel de Nóbrega e José de Anchieta, representando a ordem religiosa Companhia de Jesus. Desenvolveram trabalho de catequização e educação de índios e imigrantes, criaram a Fundação de São Paulo de Piratininga (Pátio do Colégio) e opuseram-se à escravidão indígena. Em 1580 José de Anchieta fundou 12 aldeias missionárias em torno do Mosteiro de São Bento, entre elas a Aldeia Jesuítica de Carapicuíba.
 
Os índios Guaianases (ou Guaianás) foram os primeiros moradores da Aldeia, seguidos pelos Tupis e os Guarulhos. As casas foram feitas de pau-a-pique e da vivência dos índios nasceu a Dança de Santa Cruz, que une cantos católicos e danças indígenas. A dança é uma celebração a Nossa Senhora da Santa Cruz, padroeira da Aldeia Jesuítica de Carapicuíba. O conjunto arquitetônico e urbanístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1940, e hoje é o exemplar mais preservado entre as aldeias fundadas por José de Anchieta.

Relacionados