Ações de Saúde reduzem índices de mortalidade infantil em Itapevi

Nos últimos cinco anos, os índices de mortalidade infantil vêm sendo reduzidos no município de Itapevi. É o que aponta estudo do SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), que acompanha o desenvolvimento de setores como Educação, Saúde, Meio Ambiente e Economia nos municípios paulistas.

Segundo o instituto, em 2010 o índice de mortalidade infantil foi de 13,23 a cada cem mil nascidos vivos na cidade de Itapevi. Nos anos subsequentes, os valores registrados passaram a cair e, em 2014, foram de 9,9, abaixo da média registrada no Estado de São Paulo, que foi de 11,4.

A queda é fruto da ampliação de ações municipais destinadas ao atendimento preventivo a gestantes e recém-nascidos, realizado pela Secretaria da Saúde. O órgão conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, ambulatórios de puericultura, pediatria, nutrição, ginecologia, odontologia, planejamento familiar, imunização e pré-natal de alto risco.

Além disso, são disponibilizados testes de HIV e Sífilis e de detecção de gravidez, bem como exames para coleta de dados como evolução do peso, altura, perímetro encefálico e desenvolvimento neuro-psicomotor de modo a prevenir doenças e garantir o desenvolvimento da mãe e do bebê.

Em destaque o Programa Novo Cidadão, no qual uma enfermeira realiza visitas às puérperas e recém-nascidos, garantindo consultas médicas a partir da alta hospitalar, na unidade de saúde mais próxima da residência. O município conta ainda com um Comitê de Mortalidade Materno-Infantil, que tem entre seus objetivos a investigação dos óbitos e sugerir intervenções de saúde com o intuito de reduzir ainda mais esses números.

O secretário da Saúde, Dr. Paulo Rogiério, destaca que as unidades de saúde da cidade estão aptas a atender grávidas e recém-nascidos. “É fundamental que as mamães sigam o pré-natal orientado pelos profissionais da rede municipal da Saúde, para o bom nascimento e crescimento do bebê”, ressaltou.

Relacionados