3.ª Semana de Educação Ambiental mobilizou crianças, jovens e adultos em Itapevi

Semana_de_educao_ambientalDurante seis dias, a população de Itapevi teve acesso a diversas atividades relacionadas à preservação dos recursos naturais no município.

A Prefeitura de Itapevi realizou, entre 18 e 23 de setembro, a 3.ª Semana de Educação Ambiental, na qual centenas de pessoas foram mobilizadas em ações que envolveram esporte, lazer, cultura, palestras e plantio de mudas de árvores.

A abertura foi realizada no domingo (18), quando  mais de 600 pessoas saíram às ruas da cidade para participar de um grande passeio ciclístico promovido pela Secretaria do Meio Ambiente. Os ciclistas se reuniram em frente ao Centro de Reabilitação, na Cohab, e percorreram um trajeto até a área de lazer da Vila Dr. Cardoso.

Estudantes do CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann plantaram mudas de árvores em espaços físicos da escola, na manhã de terça-feira (20). Jaci Tadeu, vice-prefeito de Itapevi, e o secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas, acompanharam o trabalho realizado pelos alunos. Ao lado das crianças, Jaci Tadeu plantou 16 mudas de ipê e de jacarandá-mimoso, dentre outras variedades de plantas nativas da Mata Atlântica.

O vice-prefeito também apoiou a confecção de uma horta dentro da escola, que conterá mudas de alface, salsinha, cebolinha e couve. “Precisamos mostrar a essas crianças o valor e a importância da preservação do verde, que é sinônimo de vida em nosso planeta. Crescer com esses valores com certeza fará a diferença para muitos desses jovens”, destacou Jaci Tadeu. O plantio também foi realizado por estudantes do CEMEB Monteiro Lobato, na Cohab.

Os alunos do CEMEB Romeu Manfrinato também participaram da Semana de Educação Ambiental, quando visitaram o condomínio residencial Vila Verde, para assistir à soltura de animais silvestres, conhecer a fauna e flora local e aprender sobre a proteção das reservas naturais. Integrantes do programa ProJovem Adolescente visitaram o Aterro Sanitário de Itapevi, ação que também foi acompanhada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente.

E no dia 23 (sexta-feira), encerrando as atividades, a cidade promoveu um Seminário sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ministrado pela engenheira química Luzia Alegre Ruas Galdeano, que é engenheira química (mestranda) no auditório da Secretaria de Educação e Cultura. Acompanhada do vice-prefeito Jaci Tadeu, a prefeita Dra. Ruth Banholzer salientou a importância da realização de mais uma Semana de Educação Ambiental.

“Iniciativas como esta podem parecer pequenas diante de tantas dificuldades encontradas hoje na questão ambiental em nosso país. Mas são como sementes plantadas e, se forem bem cuidadas, darão excelentes frutos, num futuro próximo. Conscientizando os moradores, desde pequenos nas escolas e até mesmo os adultos, faz parte desse cuidado e, assim, poderemos fazer um futuro mais verde e saudável para Itapevi”, disse Dra. Ruth.

Relacionados