SAMU REGIONAL OESTE – ITAPEVI RENOVA FROTA DE VIATURAS

Samu01Na última quarta-feira (16), o SAMU Regional Oeste – Itapevi recebeu do Ministério da Saúde seis novas viaturas de suporte básico.

A entrega das ambulâncias aconteceu na Praça 18 de Fevereiro e foi acompanhada por autoridades local como a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, os secretários Dr. Sidney Sepulcre (Higiene e Saúde), Odilon Repach (Esportes e Lazer), Kleber Ferreira Maruxo (Segurança), Roberto Camal Rachid (Administração), pelos vereadores Roberval Luis da Silva (Val), Adilson Peres e  Claudio Dutra, pelo diretor do Demutran, Adilson Rocha e o presidente da Associação dos Deficientes de Itapevi, Antero Augusto Branco.

De acordo com o diretor do SAMU, João Alberto da Silva Junior, a aquisição das viaturas é a primeira grande conquista deste ano e trará muitos benefícios ao município e região.

Samu2

 

“Esta nova frota vai ser distribuída entre os municípios que fazem parte do consórcio regional Oeste composto por Itapevi, Carapicuíba, Vargem Grande Paulista, Cotia e Pirapora do Bom Jesus. Desta forma, estas cidades vão contar com viaturas em perfeitas condições de uso e transportarão as vitimas com muito mais segurança”, salienta o diretor.

O evento também foi marcado pela entrega do kit dos novos uniformes aos agentes composto por calça, gandola, camisa, boné, macacão e bota. “Esta brilhante equipe, formada por médicos, enfermeiros, técnicos e auxilares de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, rádio operadores, supervisor de tráfego e assistentes administrativos merecem nossa atenção, pois eles são os verdadeiros guardiões das vidas da população  de nossa cidade e região”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer. 

Conquistas

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, ao longo dos quase cinco de anos de atuação na região, o SAMU vem agregando diversas conquistas. Dentre elas, destaque para os cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura e a criação do projeto Parceiros do SAMU, que desde maio vem realizando palestras em escolas, empresas e comunidade, orientando a população sobre como funciona o SAMU e os riscos do trote ao serviço de urgência.

“Uma conquista importantíssima também foi a participação da equipe na 1ª Olimpíada Nacional do SAMU, que aconteceu em Brasília. Na ocasião, o SAMU Itapevi ficou entre os 20 melhores do país, e a participação rendeu aos profissionais um curso totalmente pago pelo Ministério da Saúde”, declara o secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre.

Outra capacitação está acontecendo em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), e a estimativa é que em 2011 todos os profissionais do SAMU da Região Oeste, entre condutores e auxiliares de enfermagem estejam formados em APH com a carga horária de 160 horas exigida pelo Ministério para o exercício da função. As aulas acontecem na CEMEB Bemvindo Moreira Nery, todas as terças e sextas-feiras, no período da manhã.

Relacionados