PREFEITURA DE ITAPEVI REFORÇA COMBATE À TUBERCULOSE

combate_TuberculoseDurante duas semanas, profissionais da saúde vão realizar “busca ativa” para detectar possíveis doente

Uma nova ação de combate à tuberculose será realizada no município de Itapevi entre os dias 01 a 12 de março.

Na última terça-feira (23), a equipe da Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica – que integra a Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi – se reuniu com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Programa de Saúde da Família (PSF) para tratar dos detalhes da campanha que tem como objetivo orientar a população e detectar possíveis casos da doença na cidade.

A iniciativa vem para atender a determinação do Programa Estadual de Combate à Tuberculose em relação à detecção de novos casos por meio de “busca ativa” de pessoas que apresentarem os principais sintomas da doença, como tosse há mais de duas semanas, perda de peso e suor noturno.

Durante o período da ação, a “busca” será feita por meio de agentes comunitários que, nas visitas domiciliares, vão identificar pessoas com os sintomas, realizar coleta de escarro e encaminhar para exame em laboratório.

Já as Unidades Básicas de Saúde, além de estarem disponíveis para realização de exame – que pode ser agendado sem precisar marcar consulta – os profissionais responsáveis pelo atendimento na recepção também estarão atentos aos pacientes que  aguardam para passar no médico e aos seus acompanhantes. Caso percebam alguém com tosse persistente, estão orientados a encaminhar estas pessoas para coleta de exame.

“Nosso objetivo é ampliar esforços na luta contra a tuberculose, mobilizando comunidades e aumentando a consciência sobre o problema”, argumenta a Prefeita Dra.Ruth Banholzer. Ela enfatiza ainda que a tuberculose não é uma doença do passado, ao contrário,  é uma preocupação mundial, pelo número de casos e pela sua gravidade. “O diagnóstico pode ser confirmado com um exame simples e acessível, basta que a pessoa conheça os sintomas”, explica.

Se for tratada de forma correta, a tuberculose é uma doença que tem cura. No entanto, é responsável pela morte de 2 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, surgem anualmente 80 mil novos casos, sendo que 16 mil são detectados somente no Estado de São Paulo.

Neste sentido, apesar do Programa Estadual de Combate à Tuberculose ter prazo determinado para ser realizado, a equipe da Vigilância Epidemiológica ressalta que as unidades de saúde de Itapevi fazem coleta de escarro durante o ano todo justamente para detectar se o indivíduo tem tuberculose e se pode transmitir a doença a outros.

Relacionados