Prefeitura apresenta nova estrutura de coleta de lixo e limpeza urbana

A Prefeitura de Itapevi apresentou, neste sábado (29), a nova estrutura para coleta de lixo e limpeza urbana da cidade. O evento de lançamento aconteceu em frente à Escola do Futuro do Parque Suburbano, na Avenida Rubens Caramez.

Agora, o município conta com 10 caminhões prensa, 10 caminhões basculantes, um caminhão pipa, 20 roçadeiras, três cortadores de grama, um quadriciclo cortador de grama, cinco aspiradores manuais, mais 50 lixeiras para postes, 15 contêineres, 60 carrinhos para varredores de rua, quatro carros de apoio e mais de 200 funcionários, que prestavam serviços à antiga empresa.

Os equipamentos são da empresa Consita. A estrutura completa da companhia estará em plena atividade na cidade a partir de segunda-feira (1).

“Além de apresentar maior produtividade e eficiência com a mesma estrutura da empresa anterior, existe a possibilidade de, aos poucos, termos à disposição novos equipamentos apresentados pela empresa em benefício da cidade, como os PEVs para coleta seletiva”, afirmou o prefeito Igor Soares.

Novo contrato

A empresa Consita entrou no lugar da concessionária de limpeza Enob Ambiental (Eco Ita) após o romper unilateralmente o contrato com a Prefeitura, quando retirou, no dia 5 de junho, seus caminhões e equipamentos da cidade.

Para solucionar o problema, a administração municipal abriu um chamamento emergencial que foi vencido pela nova empresa. Imediatamente o contrato foi assinado e os trabalhos foram iniciados já no dia 8 de junho.

Além disso, a pedido do prefeito Igor Soares, a companhia contratou os funcionários da antiga concessionária para evitar o desemprego entre os trabalhadores.

Ao todo, quatro empresas participaram da disputa – a Consita apresentou proposta de aproximadamente R$ 300 mil a menos do que estava sendo pago pela Prefeitura à Eco Ita.

O grupo SUMA detêm grande parte do mercado de coleta de lixo em Portugal e tem expressiva atuação na Europa. No Brasil, atende as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.

Relacionados