Prefeitura abre inscrições para Maratona do Enem 2019

Dar oportunidades para que os jovens de Itapevi possam entrar em boas faculdades, aumentando suas chances de sucesso profissional. 

Esse é o objetivo da Maratona do Enem, cursinho preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido pela Prefeitura que, em 2019, chega com novidades a sua terceira edição.

Ao contrário das aulas noturnas dos anos anteriores, nesta maratona as aulas durante a semana serão no horário verpertino, das 14h às 17h10, às terças, quartas e quintas-feiras. Já as aulas aos sábados acontecem das 8h, às 15h10.

As aulas começam no dia 30 de julho.

“Atendendo a pedidos dos alunos, mais que dobramos o número de vagas aos sábados e montamos uma turma semanal no horário verpertino, para estudantes mais jovens”, explica a secretária de Educação, Eliana Maria da Cruz Silva.

Neste ano, 500 jovens do município serão beneficiados pelo intensivão. São 160 vagas para as turmas da semana, com aulas no Cemeb Bemvindo Moreira Nery (Av. Pedro Paulino, 74, Cohab I); 160 vagas para aulas aos sábados, no mesmo local, e mais 180 vagas para as turmas de sábado, no auditório da Secretaria de Educação (R. Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro).

A maratona será ministrada pelo Cursinho Educação Popular (CEP), que já atuou em cidades como São Roque e Mairinque. 

Ao todo, serão 15 semanas de intensivão, com aulas de 40 minutos distribuídas entre as disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, palestras e dois simulados. Neste ano, também foram acrescentadas aulas de filosofia e sociologia.

“A Maratona do Enem já está se consolidando na nossa cidade como instrumento para fazer nossa juventude ser bem-sucedida profissionalmente e melhorar de vida”, diz o prefeito Igor Soares. “Itapevi merece um futuro digno e é para isso que estamos investindo tanto na educação das nossas crianças e adolescentes”, afirma.

Como posso me inscrever?

Podem participar do cursinho apenas moradores de Itapevi. As inscrições devem ser feitas até 20 de julho, pelo site da Prefeitura.

Uma vez aprovada a inscrição, a matrícula presencial, com entrega dos documentos, é obrigatória a deve ser feita entre os dias 23 e 27 de julho, das 9h às 16h, na Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65, 2º andar). 

É preciso ter em mãos número de matrícula na edição 2019 do ENEM, cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência e uma foto 3×4.

Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. 

Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio – o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.

Relacionados