Prefeitos da Região Oeste e Governo do Estado formam grupo para debater mobilidade urbana

Em pouco mais de três meses de trabalho, o Consórcio Intermunicipal Oeste da Grande São Paulo (CIOESTE) já vem garantindo uma ampla agenda de trabalho visando atender às demandas da região. Nessa terça-feira (02), o consórcio formado por oito cidades foi recebido pelos secretários estaduais Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Saulo de Castro (Logística e Transportes), em encontro que culminou na formação de um grupo de trabalho voltado a discussão sobre mobilidade urbana.

O objetivo do grupo é propor soluções integradas, desenvolver estudos, planejar ações, apresentar propostas e analisar alternativas para questões relacionadas à mobilidade urbana, aprimoramento de sistemas viários, trânsito, acessibilidade e transporte público para os municípios que compõem o consórcio, a fim de melhorar o ‘direito de ir e vir’, assegurado pela Constituição. Trata-se do primeiro consórcio municipal a iniciar debates com o Governo do Estado para este fim.

A ação conjunta foi formada a partir de solicitações do CIOESTE ao Governo do Estado. Segundo o prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, a participação do Governo do Estado nas discussões é de fundamental importância para que se chegue a soluções adequadas à mobilidade urbana.

“Entre os grandes desafios do Cioeste está a questão do trânsito dentro dos municípios. Outras demandas dizem respeito ao transporte público intermunicipal e às rodovias que atendem à região, que são de responsabilidade do Governo do Estado. Nada mais adequado do que tratar essas questões em conjunto, como passamos a fazer”, comentou Jaci Tadeu.

Também participaram da reunião os prefeitos Geraldo Teotônio (Jandira), Gregório Maglio (Pirapora do Bom Jesus), Elvis Cézar (Santana de Parnaíba), Gil Arantes (Barueri), Carlão Camargo (Cotia) e Jorge Lapas (Osasco). Integrarão ainda o grupo de trabalho representantes de órgãos como a Agência Regulado de Transporte Público do Estado de São Paulo (Artesp), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que são diretamente ligados à questão da mobilidade urbana.

CIOESTE

Formado a partir da necessidade de unificar propostas de trabalho relacionadas a temas e desafios comuns, o CIOESTE é composto por oito cidades da região oeste da Grande São Paulo (Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Barueri e Carapicuíba) que, juntas, somam 977 km² de área, cerca de 2 milhões de habitantes e representam 2,23% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Relacionados