Neste sábado, dia 20, acontece o Dia D de vacinação contra o Sarampo em Carapicuíba

Neste sábado (20), acontece em frente à Estação da CPTM de Carapicuíba e na UBS Adauto Ribeiro (Estr. da Guabiroba, 519 – Jd. Santo Estevão) o Dia D de vacinação contra o sarampo, para pessoas com idade entre 15 e 29 anos. As doses serão aplicadas, das 8 às 16 horas, mediante apresentação do documento de identidade.

O sarampo estava erradicado do Brasil desde 2016, mas ressurgiu principalmente no público-alvo da campanha (pessoas entre 15 e 29 anos) consideradas as mais vulneráveis, por causa da baixa procura pelo imunológico. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os casos de sarampo somam 384 casos confirmados em São Paulo até esta segunda-feira (15).

Segundo orientação do Ministério da Saúde, crianças e adultos que não possuem as doses registradas na caderneta de vacinação, devem atualizar o documento o quanto antes. Para o grupo prioritário, a campanha continua de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde, a partir das 8 horas. A vacina aplicada será a tríplice viral, que estimula a produção de anticorpos contra sarampo, rubéola e caxumba.

Os sintomas do sarampo caracterizam-se por febre alta, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e pontos brancos na mucosa bucal.

Relacionados