Jornalista de Itapevi é um dos favoritos ao título estadual do Mapa Cultural Paulista

Jornalista_Edmundo_MoraesA crônica “No Fio da Navalha”, de autoria do jornalista Edmundo de Moraes, morador de Itapevi, desbancou dezenas de outras obras literárias no Mapa Cultural Paulista, conquistou as fases Municipal e Regional, e já está competindo com os melhores textos produzidos no Estado de São Paulo, podendo ser o grande vencedor da edição 2011/2012 na modalidade Literatura.

“No Fio da Navalha” fala sobre uma experiência real na vida do jornalista, quando se viu sob a mira de um revólver de um policial, em 1966, durante os primeiros anos da Ditadura Militar no Brasil. O estilo literário de Edmundo, marcante pelo uso de frases curtas e de forte apelo emocional, emocionou os jurados e o texto já é visto como uma das obras favoritas ao título.

O texto faz parte do livro “Po Ética”, um conjunto de obras produzidas por Edmundo nos últimos 15 anos e que deverá ser lançado nos próximos meses. Jornalista de larga experiência, com passagens por grandes veículos de comunicação, Edmundo de Moraes iniciou sua carreira ainda menino, em 1967, na Folha da Tarde. Durante os quase trinta anos de profissão, Edmundo atuou, por exemplo, no já extinto Notícias Populares, na Rádio Jovem Pan, no jornal Diário do Grande ABC e no Jornal da Tarde.

Segundo ele, a mudança para Itapevi se deu em 2003, quando procurava um local para desfrutar sua aposentadoria com tranquilidade e sossego. “Adquiri uma chácara na região de Amador Bueno e posso dizer que, em Itapevi, achei a paz interior que tanto buscava”, comenta o jornalista, que atualmente, aos 64 anos de idade, se dedica à área da cultura, tendo também atuado nos últimos quatro espetáculos da Paixão de Cristo, interpretando o tetrarca Herodes Antipas.

Além da obra de Edmundo de Moraes, o Coral Allegreto, formado em 2000, também já se classificou para a última etapa do torneio. Ainda há artistas itapevienses disputando na modalidade Artes Visuais – dividida nas categorias Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia -, e Música Instrumental. Além disso, jovens atores itapevienses do grupo Dupla Personalidade, formado por membros do pós-módulo da Escola Municipal de Teatro, também seguem na competição com a peça “Quando a Arte Entra em Cena”, na categoria Teatro Adulto.

Crônica

Ao se classificar para a última etapa do Mapa Cultural Paulista, Edmundo repete o sucesso alcançado somente uma vez por um morador de Itapevi. Na edição de 2007 / 2008 do Mapa Cultural Paulista, o munícipe Valdir da Silva Ferreira se classificou para a fase final da competição, com a crônica “Diário de um Suburbano”. O texto retratava o dia de um morador da periferia que saía de casa, ainda de madrugada, para cumprir a jornada de trabalho diária. Como se não bastasse a longa e extenuante viagem de trem que era obrigado a enfrentar, o personagem ainda carregava na memória a trágica derrota do seu Timão, goleado pelo eterno rival, o Palmeiras.

Relacionados