Jandira recebe a campanha “Julho Amarelo”, com teste gratuito de hepatite C

Desde o dia 15 deste mês a Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Jandira, realiza a campanha “Julho Amarelo”, para conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento adequado das hepatites virais A, B e C. A ação acontece em todas as unidades básicas de saúde da cidade e conta com a testagem gratuita para identificação da hepatite tipo C, mais comum no Brasil.

Todas as dez UBS’s de Jandira realizarão a campanha até o dia 31 deste mês e para atender um número maior de pessoas, no dia 27, um sábado, das 9h às 16h, as unidades básicas de saúde atenderão a população para o teste rápido da hepatite C.

A hepatite causa uma inflamação no fígado e é gerada pelos vírus A (HAV), B (HBV) e C (HCV). Os sintomas mais comuns da doença são mal-estar, vômito, pele e olhos amarelados, febre, cansaço e dor abdominal. É estimado pelo Ministério da Saúde que 1,7 milhões de brasileiros são portadores do vírus da hepatite C e 756 mil carregam o tipo B.

O contágio da doença ocorre através do contato com sangue (compartilhamento de seringas, agulhas, alicates de unhas, lâminas de barbear ou demais objetos cortantes), relação sexual desprotegida, durante a gestação e o parto, e por contágio fecal e oral, por baixo acesso à saneamento básico e água, higiene pessoal e alimentícia.

Com tratamento, a hepatite tipo C tem a taxa de cura superior a 90%, o tipo B pode ser controlado, para não evoluir para câncer e cirrose, e a hepatite A é uma doença do tipo aguda, que com repouso e dieta recomendada por um médico, o corpo cria imunidade após algumas semanas.

Relacionados