Itapevi forma mais 49 guardas municipais

Formatura_Guarda_2011No sábado (26), 31 servidores de Itapevi e 18 de Jandira receberam seus certificados de conclusão do Curso de Formação de Guardas, ministrado desde novembro de 2010 no Centro de Formação e Capacitação de Guardas Municipais, situado no bairro de Itaqui, em Itapevi.

Confira as Fotos !!!

A cerimônia, realizada no Ginásio Municipal de Esportes, contou com a presença das prefeitas Dra. Ruth Banholzer (Itapevi) e Dra. Anabel Sabatine (Jandira).

Considerada uma das corporações mais bem preparadas do Estado de São Paulo e dispondo de uma base com estrutura de primeira linha entregue por Dra. Ruth em maio de 2008, a Guarda de Itapevi já contribuiu para a formação de guardas de Embu-Guaçu, Araçariguama, Jandira e Vargem Grande Paulista. Somente de Jandira, quatro turmas já passaram pelo curso de formação.

Durante o último curso, os alunos tiveram contato com inúmeras matérias, como Armamento, Munição e Tiro, Civismo, Código de Defesa do Consumidor, Condicionamento Físico, Defesa Pessoal, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Defesa Civil, Direção Defensiva, Direitos da Pessoa com Necessidades Especiais, Educação Ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Estatuto dos Funcionários de Itapevi, Funções do Profissional de Segurança e Funções e Atribuições dos Guardas Municipais, entre outras.

Com a formatura desse sábado, a Guarda Municipal de Itapevi passa a dispor de um efetivo formado por 238 integrantes. Já a cidade de Jandira, passa a ter 118 guardas municipais.

Falando em nome da turma de Itapevi, o formando Helmuth Gross Júnior lembrou os desafios enfrentados pelo grupo no início do treinamento e reconheceu a importância de cada atividade para que se tornassem verdadeiros Guardas Municipais. “Os primeiros dias foram muito difíceis e muitos pensaram em desistir. Mas, com empenho e dedicação, superamos as dificuldades e a semente foi plantada. Hoje, é com imensa satisfação que estamos colhendo os primeiros frutos”, afirmou.

A primeira colocada da turma de Jandira, por sua vez, fez questão de agradecer a todos os instrutores pelos ensinamentos e companheirismo demonstrado ao longo do curso. “Nós de Jandira damos o nosso muito obrigado. Partiremos para nosso município, mas Itapevi estará, com certeza, para sempre em nossos corações”, disse a aluna Jailma Maria de Souza.

Antes de iniciar o trabalho nas ruas dos dois municípios, os formandos anunciaram o compromisso de honrar a farda azul, símbolo maior da corporação. “Ingressando na Guarda Municipal, prometo cumprir as missões que me forem confiadas, tendo, como princípio, a hierarquia e a disciplina, respeitar o cidadão, proteger a comunidade, dentro das leis e da segurança necessária para a vida, prezando sempre pelo trabalho comunitário”, afirmaram todos, sob os aplausos de centenas de familiares e autoridades presentes.

O vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, também fez questão de prestigiar a cerimônia. Em pronunciamento, Jaci externou sua satisfação em ver mais uma turma formada pela Guarda de Itapevi e deu as boas vindas aos novos integrantes das duas corporações. “Tenho certeza de que este curso preparou todos vocês para cumprir sua missão de cuidar da segurança e proteger a população de nossas cidades. Cada formando aqui presente tem, a partir de agora, uma nova família: a família GCM”, comentou.

A prefeita de Jandira, Dra. Anabel Sabatine, agradeceu o apoio que Itapevi vem oferecendo na formação dos Guardas. “Dra. Ruth é uma pessoa muito amável, uma mulher de fibra e agradeço por seu apoio neste momento difícil que Jandira tem passado”, comentou.

Dra. Ruth aproveitou para ressaltar a importância de um trabalho conjunto com as outras cidades da região para continuar reduzindo os principais índices de criminalidade do Estado. A prefeita de Itapevi ainda afirmou depositar sua confiança nos novos guardas. “Nossa preocupação é sempre preservar a integridade do ser humano. Com homens e mulheres valorosos como esses, o bem sempre vencerá”, concluiu.

Também compareceram à formatura desse sábado os promotores de Justiça, dr. Ricardo Navarro e dra. Sandra Reimberg; os secretários municipais Kleber Maruxo (Segurança), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social) e Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente); o comandante da 3ª Cia do 20° BPM/M, capitão Ângelo Aparecido Moitinho; o diretor do Instituto de Criminalística de Osasco e Região, Nicolau Constantino; o comandante da Defesa Civil, José Augusto Gonçalves; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcel Kraide; o presidente da Associação dos Deficientes de Itapevi, Antero Augusto Branco; e o presidente do Rotary Clube, Ricardo Saliba Urbano.

Representando o município de Jandira, estiveram os secretários Paulo José Muniz (Segurança Pública), Cirene Borges (Educação) e Horácio Santiago (Comunicação); os vereadores Reginaldo Camilo dos Santos (Zezinho do PT) e Gerson Cerqueira; o chefe de Gabinete, Anderson Ferreira; o comandante da Guarda Municipal, capitão José Carlos Querato; o coordenador da Defesa Civil, capitão Nilson Marcos de Castro; e o comandante do Demutran, Ivanoi Antônio Simão.

 

Confira as Fotos !!!

Relacionados