Itapevi Notícias

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Itapevi Prefeitura de Itapevi realiza plantio de 110 mudas de cerejeiras na entrada da cidade

Prefeitura de Itapevi realiza plantio de 110 mudas de cerejeiras na entrada da cidade

Imprimir

A Prefeitura realiza, no próximo domingo (16), a partir das 9h, o plantio de 110 mudas de cerejeiras da espécie Sakurá na entrada da cidade, na SP-029 Rodovia Cel. PM Nelson Tranchesi, na altura do km 35, no canteiro em frente ao CLI (Centro Logístico de Itapevi). A ação acontece em parceria entre a ACEI (Associação Cultural e Esportiva de Itapevi) e a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi. O evento é também uma homenagem aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil e marca o início da da semana de atividades de educação ambiental no município. 

O plantio é fruto de um recebimento de um total de 200 mudas de doação da ACEI à Prefeitura. A administração agora aguarda autorização do DER (Departamento de Estrada de Rodagem), órgão que administra a via, para o plantio de cerca de mais 50 mudas em outros trechos da mesma rodovia. As mudas de cerejeiras que serão plantadas têm de 1 a 2 metros de altura. 

A escolha pelo plantio da cerejeira se deve ao seu simbolismo. “Ela fica pouco tempo florida, por isso suas flores representam a fragilidade da vida. A maior lição é aproveitar intensamente cada momento, pois o tempo passa rápido e a vida é curta”, explica o secretário de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi, Paulo Rogiério de Almeida.   

Participam da ação de plantio das cerejeiras cerca de 50 pessoas, dentre elas servidores da secretaria municipal e membros da ACEI. O evento que é aberto ao público também pode contar com voluntários ao plantio, que devem estar no dia e horário e local para auxiliar na ação.

“Além de celebrar a data da vinda de uma colônia tão representativa em nossa cidade e que contribuiu para o seu desenvolvimento, ao plantarmos mudas de cerejeiras, Itapevi ganha em qualidade de vida, espaço melhor arborizado e um olhar mais sustentável”, destaca Almeida.

Sobre a Semana de Educação Ambiental de Itapevi

A iniciativa tem como objetivo promover uma série de ações na cidade para aumentar a consciência ambiental da população.

Segunda-feira (17)

A partir das 9h, a Prefeitura promove uma palestra e exibição do filme “A história das coisas”, além de discussão temática para jovens. O evento acontece no auditório da Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro) e tem como intuito alertar sobre o consumo exagerado de bens materiais e sensibilizar sobre os impactos ambientais relacionados à esta prática. A palestra será ministrada por Mário da Rocha Medeiros, técnico em Gestão Ambiental e pós-graduado em Gestão de Projetos. 

Terça-feira (18)

A partir das 10h, será realizada uma palestra sobre o tema “Ações de eficiência e combate ao desperdício de recursos ambientais no cotidiano”, ministrado por Renata Ferraz de Toledo, graduada em Ciências Biológicas pela Unesp e pós-doutora pela Faculdade de Educação da USP. O evento acontece no auditório da Secretaria de Educação de Itapevi. O evento será voltado para servidores municipais. O objetivo do encontro é sensibilizar sobre as questões socioambientais e contribuir para a difusão de práticas que promovem a utilização eficiente e sustentável de recursos naturais.

Quarta-feira (19)

A partir das 9h, a Secretaria de Meio Ambiente promove palestra sobre “Consumo Consciente”, com a palestrante Diná Maciel Barbosa, bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC e Engenheira Ambiental e Urbana pela mesma instituição. Ela discutirá as consequências causadas pelo consumo excessivo, apresentará o consumo consciente como alternativa para utilização sustentável dos recursos naturais e irá descrever atitudes cotidianas que caracterizem consumo consciente. Haverá também um plantio de horta com plantas medicinais. O evento acontece com idosos atendidos pelo CCI (Centro de Convivência do Idoso).     

Sexta-feira (21)

A Prefeitura irá realizar, às 9h, o plantio de 25 mudas de ipês e 16 cerejeiras doadas pela ACEI no Corredor Oeste Metropolitano, na entrada da cidade. O plantio tem como intuito promover a conscientização ambiental e a arborização em área urbana. Estão previstas a presença de autoridades públicas municipais e a população.

Ainda na sexta-feira (21), às 9h e às 14h, profissionais da área da Saúde assistirão à palestra sobre “Meio Ambiente e Saúde: Relação entre degradação ambiental e saúde humana”. O palestrante será Adriano Adelson Costa, graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e mestrando em Saúde Ambiental pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. A palestra acontece no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Itapevi. A ação tem como objetivo discutir os conceitos de meio ambiente e saúde, compreender e refletir sobre as relações entre o meio ambiente e saúde com ênfase nos reflexos gerados pelos danos ambientais.

Domingo (23) – 3ª Cãominhada de Itapevi, 2ª Edição da Feira e Cães e Gatos e posto de Vacinação da Campanha de Vacinação Antirrábica

A Praça 18 de Fevereiro, promove, a partir das 9h, três importantes eventos: a 3ª Cãominhada de Itapevi; 2ª Edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos de Itapevi; a população receberá orientações sobre o funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, bem como poderá esclarecer dúvidas; além do local receber um posto de vacinação da campanha de vacinação antirrábica.  

Quinta-feira (27)

A partir das14h, a Secretaria do Meio Ambiente promove uma palestra com gestores e educadores das redes municipal e estadual, no auditório da Secretaria de Educação de Itapevi. A palestra trata o tema “Uso da Reciclagem como instrumento de ensino”. Será ministrada por Marcia Tostes Costa da Silva, graduada em Pedagogia com aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Unifesp e doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. A ação tem como objetivo incentivar e orientar a inserção da reciclagem como ferramenta pedagógica que auxilie no processo ensino-aprendizagem.

Sexta-feira (28)

Encerrando a programação da Semana de Educação Ambiental, haverá uma reunião, às 9h, entre autoridades, clínicas veterinárias, casas de ração e protetores de animais no Jardim do Amigo (Rua José Aguila Sanches, 64 - Ambuitá). O intuito é apresentar as ações da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais, promover network e apresentar o Canil subsidiado pela administração pública municipal.      

Última atualização em Sex, 14 de Setembro de 2018 18:46  

Anunciantes

Links Recomendados?
Banner