Itapevi Notícias

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Itapevi Itapevi encabeça discussão para criar Consórcio da Juventude na região oeste

Itapevi encabeça discussão para criar Consórcio da Juventude na região oeste

Imprimir

Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura de Itapevi sediou um encontro de representantes municipais de juventude das cidades que integram o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo). O evento aconteceu no Paço Municipal de Itapevi, no Centro, e teve como principal objetivo discutir a criação do Cioeste Jovem. 

“O objetivo principal dos municípios é unir forças para solicitarem ações, programas, requerimentos e afins para os governos estadual e federal”, disse o coordenador de Juventude de Itapevi, Rodrigo Machado. "Esses encontros fortalecem as juventudes, criando uma agenda regional das ações e compreender a realidade de cada município, com a importância de equilibrar as políticas públicas na região", completou o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Cláudio Dutra.

Além da sugestão de criar o Consórcio Jovem, os gestores falaram sobre os principais desafios da juventude no que diz respeito à geração de renda e educação. Os representantes expuseram também a realidade de seus municípios e discutiram os benefícios trazidos pelo programa ID Jovem, do governo federal.

Os gestores sugeriram também a criação de uma Feira do Estudante (Expo Estudantil) e do Dia do ID Jovem Regional, bem como a realização de um diagnóstico do Perfil Jovem Regional, que já vem sendo feito por Itapevi, além de uma Conferência Regional de Juventude e de Fóruns Municipais da Juventude, todos ainda para o 1º semestre de 2018.

Sobre o Cioeste

O Cioeste foi criado em 2013. Trata-se de um órgão deliberativo voltado para a elaboração de políticas públicas regionais, com autonomia para executar projetos, programas e licitações para contratação de serviços.

O Consórcio reúne nove cidades: Itapevi, Barueri, Santana de Paranaíba, Osasco, Jandira, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia e Vargem Grande Paulista. A soma do PIB dos municípios equivale a mais de 2% do Produto Interno Bruto nacional e uma população de quase dois milhões de habitantes.

As cidades assumiram o compromisso de buscar soluções compartilhadas para resolver os principais desafios da área metropolitana, além de desenvolver projetos inovadores para promover o bem-estar dos moradores.

Cooperações assinadas nos últimos anos estão se transformando em programas de alta performance e linhas de financiamento vêm sendo colocadas à disposição dos gestores públicos, para que eles possam empreender soluções locais que vão refletir em melhorias regionais.

Última atualização em Sex, 06 de Outubro de 2017 21:01  

Anunciantes

Links Recomendados?
Banner
Banner