Itapevi Notícias

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Esportes Itapevi participa da 24ª edição do Dia do Desafio em 30 de maio

Itapevi participa da 24ª edição do Dia do Desafio em 30 de maio

Imprimir

Para incentivar a prática de atividades físicas e combater o sedentarismo, Itapevi participa, no dia 30 de maio, da 24ª edição do Dia do Desafio, uma campanha mundial cujo objetivo é estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.

"A adesão ao Dia do Desafio é só mais um exemplo da prioridade que a Prefeitura dá ao esporte", diz o prefeito Igor Soares. "Estamos construindo pistas de caminhada, a primeira Areninha da história de Itapevi, vamos entregar o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e acabamos de reformar o Ginásio de Esportes - e isso é só o começo", afirma.

Em Itapevi, a população poderá participar de atividades gratuitas em três pontos da cidade, com destaque para a Praça 18 de Fevereiro, no Centro, com programação das 6h às 21h - e aulão de ginástica das 8h às 9h e das 17h às 18h.

Também haverá aulões de zumba na quadra de Amador Bueno, ao lado do Cemeb Jornalista João Valério (18h às 19h), e no Ginásio de Esportes (19h às 20h).

Além disso, haverá ações nos polos de iniciação esportiva do programa Mais Esportes (8h às 18h), na Escola Livre de Dança (8h às 20h) e em academias particulares parceiras.

Ao mesmo tempo, serão promovidas ações destinadas aos servidores públicos, com exercícios de ginástica laboral nos órgãos públicos (das 8h às 17h), e aos alunos das escolas das redes municipal e estadual de ensino (8h às 18h).

Para o secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Itapevi, Cláudio Dutra, o Dia do Desafio estimula a prática de atividade física como forma de qualidade de vida. "Esta ação nos possibilita uma compreensão do exercício físico como forma saudável de cuidarmos do nosso corpo e do bem-estar da nossa mente. É por meio da movimentação corporal que garantimos uma saúde de melhor qualidade e reduzimos a possibilidade de doenças ligadas ao sedentarismo", explica.

Competição entre cidades

Tradicionalmente, as cidades de todo o mundo participam umas contra as outras - desta vez, Itapevi irá enfrentar a cidade de Cachoeirinha (RS).

"O objetivo é trocarmos experiências sobre o que está sendo feito na área esportiva nas duas cidades”, disse o secretário adjunto de Esportes, Lazer e Juventude de Itapevi, Maurício Murakami.

No Brasil, as prefeituras participam do Dia de Desafio em parceria o SESC (Serviço Social do Comércio), que coordena a captação das cidades que participam da ação, organiza reuniões técnicas, distribui material de divulgação, fornece camisetas aos gestores municipais e realiza o controle e resultados da iniciativa.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi idealizado em 1984 pela Particip Action, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.

Em 2017, na 23ª edição do Dia do Desafio, a iniciativa reuniu 51.739 participantes, quase 1/4 da população, em diversas atividades no município. No ano de 2016 participaram 28.437 mil pessoas - uma alta de 82% do ano anterior para o retrasado. A cidade rivalizou com o município de Turmero, na Venezuela.

Mais Esporte

Em vigor desde o início deste ano, o Programa Mais Esportes oferece gratuitamente para a comunidade itapeviense aulas em 20 modalidades. O objetivo é formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social por meio do esporte.

Atualmente, cerca de 3.400 crianças e jovens itapevienses estão inscritos em alguma das atividades do programa.

Para se inscrever em qualquer modalidade esportiva, o interessado deve ir diretamente ao Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (Avenida Rubens Caramez, 1000A - Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

No ato da inscrição, é necessário preencher uma ficha cadastral com os dados da criança, além de apresentar cópia do RG ou certidão de nascimento, foto 3x4, comprovante de endereço e laudo de liberação médico para prática esportiva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-4464.

Investindo sem parar

Os investimentos da Prefeitura em esporte têm sido constantes. Em breve, por exemplo, o Jardim Vitápolis vai ganhar uma nova área de lazer: a Areninha, um equipamento esportivo multiuso destinado à toda comunidade de seu entorno. As obras começaram em fevereiro de 2018. Ela terá pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, meia quadra de basquete para modalidade street e uma quadra de futebol society com gramado sintético. A previsão é que o espaço seja entregue em junho.

Já no Alto da Colina, quem vai entrar em operação em breve é o CIE (Centro de Iniciação ao Esporte). Iniciada em novembro de 2015, a obra deve ser entregue neste ano à população. O espaço será aberto aos jovens e crianças da comunidade, oferecendo atividades como ballet e ginástica no contraturno do período escolar, dentre outras modalidades.

A Prefeitura também entregou, no início de maio, a nova pista de caminhada do Ginásio de Esportes, no Centro. Com 240 metros de extensão, ela se soma a uma série de melhorias que foram executadas no local, como a reforma dos assentos, a instalação de painéis e a pintura tanto da área externa como das quadras internas do equipamento.

Última atualização em Qua, 23 de Maio de 2018 19:27  

Anunciantes

Links Recomendados?
Banner
Banner