Itapevi Notícias

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Educação Maratona do Enem inicia oferecendo ensino de qualidade para vestibulandos de Itapevi

Maratona do Enem inicia oferecendo ensino de qualidade para vestibulandos de Itapevi

Imprimir

Aulas de qualidade e gratuitas, material apostilado e um curso acessível para quem não dispõe de muitos recursos financeiros. Estes são apenas alguns ingredientes de uma fórmula de sucesso da 2ª edição da Maratona do Enem, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio oferecido pela Prefeitura a alunos da rede pública e que começou nesta segunda-feira (3), no Ginásio de Esportes, para as turmas de segunda a sexta-feira, com aulas das 19h às 22h.

A primeira edição foi realizada ainda no ano passado. O objetivo da Maratona é dar oportunidades para que os jovens de Itapevi possam entrar em boas faculdades, aumentando suas chances de sucesso profissional. Neste ano, 550 jovens do município serão beneficiados pelo intensivão. São 400 vagas para as turmas de segunda a sexta e ainda há oportunidades em aberto.

Durante a aula inaugural, a secretária de Educação de Itapevi, Eliana Maria da Cruz, ressaltou a importância de os alunos buscarem seus objetivos. “É com muito esforço e dedicação que oferecemos a segunda edição da Maratona. É uma iniciativa para estudantes que não têm condições de arcar com as despesas de um cursinho particular. A partir de agora cabe a cada um de vocês estudar, se dedicar, esclarecer dúvidas e lutar pela conquista de seus sonhos”, destacou.  

Assim como em 2017, as aulas serão ministradas pela Fundação PoliSaber, responsável pelo Cursinho da Poli. A entidade, que já atendeu mais de 160 mil estudantes, tem em média 60% de seus alunos aprovados nos principais vestibulares do país.

Ao todo, serão 200 aulas de 40 minutos cada ao longo de 10 semanas de intensivão, distribuídas entre as disciplinas de matemática, física, química, biologia, gramática, literatura, história, geografia, inglês, redação, palestras e simulados. 

Composto por apostilas do Cursinho da Poli, o material didático é fornecido gratuitamente a todos os que participam da Maratona do Enem.

Para Vanessa Santos Bonfim, 17, moradora da Vila Santa Rita, a oportunidade de iniciar o cursinho é única. Ela sonha em cursar Recursos Humanos. “Sabemos que os professores são altamente capacitados e qualificados para a Maratona. Precisamos nos empenhar para obter os resultados que desejamos e a Prefeitura está de parabéns por nos proporcionar estas aulas”, explicou.

A mesma opinião foi compartilhada pela colega Ruth Maria Ribeiro dos Santos, 17, moradora do Jardim Marina e que deseja cursar Fisioterapia. “Assim que eu soube que teria a Maratona do Enem em Itapevi neste ano corri para buscar mais informações e logo me inscrever. É uma chance fantástica que como estudante não podemos desperdiçar porque pode melhorar nossas possibilidades de pontuação no Exame e consequentemente nos preparar melhor para os vestibulares que prestaremos”, completou.    

Turmas aos sábados atendendo pedido da população

A Maratona do Enem também conta com classes de sábado. As aulas começaram no final de julho. Foram disponibilizadas 150 vagas, que serão realizadas entre 28 de julho e 3 de novembro, das 8h às 18h20, no auditório da Secretaria de Educação (Rua Irineu Chaluppe, 65).

Como se inscrever?

Há vagas abertas apenas para turma noturna de segunda a sexta-feira. Podem participar do cursinho somente moradores de Itapevi. As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, na Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65, 2º andar).

É preciso ter em mãos número de matrícula na edição 2018 do ENEM, cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência e uma foto 3x4.

Além disso, será solicitado histórico escolar que comprove que o candidato tenha cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. Também é possível apresentar uma declaração de que o candidato está cursando o terceiro ano do ensino médio - o documento pode ser obtido na própria unidade escolar.

Maratona do Enem em 2017

Ao todo, 378 jovens de Itapevi se matricularam no preparatório no ano passado, cujas aulas também foram realizadas no Ginásio de Esportes. Os estudantes receberam certificado. Na ocasião, as aulas aconteceram de setembro a novembro do ano passado quando se encerraram as aulas.

Os alunos receberam material didático com conteúdo programático exigido para o Enem, composto por apostilas e caderno de atividades de Matemática, Física, Química, Biologia, Gramática, Literatura, História, Geografia, Inglês e Redação. Eles também receberam um guia do estudante, contendo o calendário e a programação do intensivão.

Ao longo da maratona, foram ministradas 200 aulas com duração de 40 minutos cada, de segunda a sexta-feira. Foram 50 dias de estudo e 20 horas de aula por semana. Por determinação da Prefeitura de Itapevi, a PoliSaber disponibilizou aos alunos plantões de dúvidas aos sábados pela manhã. A parceria ainda rendeu orientação profissional e vocacional aos estudantes.

Também houve palestras e aplicação de simulados nos mesmos moldes do Enem. Foram fornecidos relatórios detalhados sobre o desempenho de cada aluno, além de correção comentada da redação.

Última atualização em Qui, 06 de Setembro de 2018 11:28  

Anunciantes

Links Recomendados?
Banner
Banner