GCM de Itapevi salva bebê de 10 dias engasgado no Centro

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapevi salvaram, nesta terça-feira (29), a vida de um recém-nascido de 10 dias de idade na Avenida Feres Nacif Chaluppe, próximo à rotatória da Cohab.

A mãe do bebê havia acabado de amamentá-lo, mas ele acabou se engasgando. De acordo com relato dos guardas que realizaram os primeiros-socorros, Kelson Paes Soares e Sérgio Benedito Aparecido Lima, a mãe da criança, Jessica Miguel de Oliveira Borges, ficou desesperada quando o bebê apresentou o engasgo após a amamentação. Ela chegou a pedir ajuda aos vizinhos no prédio onde mora, na Acesso Acará, na Cohab, mas ninguém sabia realizar os procedimentos de primeiros-socorros.

Rapidamente, com a ajuda de amigos, saíram de carro em busca de atendimento médico e acabaram encontrando auxílio ao encontrarem um veículo do canil da GCM estacionado na região da rotatória. De imediato, os agentes solicitam apoio do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Porém, diante da emergência e verificando o estado grave de saúde do bebê, ali mesmo os guardas iniciaram os primeiros atendimentos médicos e os procedimentos que permitissem desobstruir vias aéreas da criança.

“Logo percebemos que a criança estava sem respirar e ficando roxa. Fizemos a massagem e sucção de vias aéreas, na boca e nariz. Tivemos sucesso em desobstruir e a felizmente a criança voltou a respirar”, disse o GCM Kelson Soares, que se emocionou ao realizar o procedimento que salvou a vida do bebê.

Após o atendimento, a criança foi levada por outra equipe da Guarda ao Pronto Socorro Central para receber novo apoio médico. O médico de plantão, Natalino Lima, constatou o engasgo pelo leite materno e após as orientações e atendimento deu alta ao bebê.

Na quinta-feira (31), os Guardas que efetuaram os primeiros-socorros voltaram à casa do bebê e dos pais para visitar a criança e saber mais sobre as condições de saúde da criança, que passa bem. Durante a visita, os agentes presentearam o pequeno Calebe, nascido no dia 19 de janeiro deste ano, e que agora tem 13 dias de vida, com um macacãozinho com o distintivo do Canil da GCM de Itapevi.

Relacionados