Crianças apoiam ações da Prefeitura de Itapevi na prevenção à Dengue

preven_dengueApós uma série de palestras e atividades relacionadas à prevenção e combate à Dengue, estudantes do CEMEB Dona Floriza Nunes de Camargo, em Itapevi, foram às ruas em passeata visando multiplicar informações sobre o assunto para a comunidade.

O movimento aconteceu nesta segunda-feira (28) e reuniu dezenas de alunos e profissionais da unidade municipal.

Os alunos, vestindo coletes com detalhes da campanha, entoavam as palavras de ordem ‘Xô Dengue’ e distribuíam panfletos informativos, enquanto a passeata circulava por ruas do bairro. Nos dias anteriores, profissionais da Secretaria de Higiene e Saúde apresentaram na escola – que é localizada no Jardim da Rainha – palestras aos estudantes, durante as quais apresentaram detalhes sobre o mosquito Aedes aegytpi, transmissor da doença, formas de prevenção, combate e tratamento da dengue.

De acordo com o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre, as atividades – realizadas por meio de trabalho conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura – serão mantidas, dado seu caráter educativo e preventivo, em diversas escolas. “Buscamos orientar aos alunos da Rede Municipal de Ensino, para que transmitam essas importantes informações sobre a dengue a seus pais e parentes. A meta é manter afastado o risco de mais casos da doença em nossa cidade”, comentou dr. Sidney.

Prevenção à Dengue

Medidas simples podem ser adotadas pela população para evitar o surgimento de novos casos de dengue em Itapevi. Colocar tela na caixa d’água, esvaziar vasos de plantas e outros objetos que possam acumular água e estar atento a qualquer suspeita de sintomas da doença, estão entre as medidas já conhecidas que devem ser tomadas sempre.

E para quem ainda não sabe, a prevenção ao mosquito Aedes aegypti é obrigação em Itapevi, estabelecida pela Lei Municipal 1.548/02, que determina que as residências da cidade tenham condições sanitárias que impeçam a proliferação da Dengue. O seu não-cumprimento, inclusive, pode incidir em multas ao proprietário do imóvel.

Identificação e tratamento

Os sintomas da doença podem variar entre febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça, dores atrás dos olhos, perda de apetite, manchas no tórax e nos braços, náuseas, vômitos, cansaço, moleza e dores no corpo. “Trata-se de uma doença provocada por um vírus e que ainda não existem vacinas para preveni-la. Caso seja confirmada a presença de Dengue, a pessoa contaminada deve permanecer em repouso e ingerir muito líquido, inclusive o soro caseiro, para a hidratação do organismo”, enfatizou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

A Secretaria de Higiene e Saúde informa à população que, em casos de suspeita de Dengue, o munícipe deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Outras informações sobre a doença e formas de se combater os focos podem ser acessadas por meio do telefone da Secretaria de Higiene e Saúde – 4143-8499.

Relacionados