CPTM INICIA OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DO TRECHO ITAPEVI – AMADOR BUENO

Cptm_ReformaAgora é oficial. Nesta sexta-feira (30), foram iniciadas as obras de reconstrução do trecho Itapevi – Amador Bueno da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Confira as Fotos!!!

 Solicitação antiga dos moradores, as obras têm como objetivo levar o trem com qualidade de metrô de superfície até os moradores da região, retirando de circulação, de uma vez por todas, o antigo e precário trem que atendia as estações de Ambuitá, Santa Rita, Cimenrita e Amador Bueno.  

O lançamento oficial da obra foi realizado pelo diretor-presidente da CPTM, Sergio Avelleda, e contou com a presença do vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva. Representando a prefeita Dra. Ruth Banholzer, Jaci lembrou dos tempos em que utilizava o trem para estudar e ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento de Amador Bueno e região.

“Essa obra, que há anos Dra. Ruth e eu temos nos empenhado para tornar realidade, será naturalmente acompanhada do desenvolvimento. Com a modernização desse trecho, empresas vão começar a apostar nesta região, e Itapevi vai crescer ainda mais, nos trilhos da CPTM”, comentou Jaci.  

Também estiveram presentes à abertura das obras o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco); o deputado estadual João Carlos Caramez; o prefeito de Jandira, Braz Paschoalin; o comandante da 3ª Cia do 20º BPM/M de Itapevi, Capitão Ângelo Aparecido Moitinho; o diretor de operações da CPTM, Mário Fiorati; e o diretor de planejamento, Alberto Epifânio.

Para modernizar a linha, as empresas Galvão Engenharia e Ferreira Guedes Engenharia realizarão nos próximos meses, a reforma e adaptação da via, substituindo a bitola estreita existente no trecho pela bitola larga, possibilitando que o futuro trem que percorre a linha Júlio Prestes-Itapevi chegue até Amador Bueno. A obra representa um investimento de mais de R$ 66 milhões e deverá ser concluída em 18 meses.

 

Para garantir o transporte da população durante o período das obras, Dra. Ruth firmou um convênio com a Benfica BBTT e com a CPTM para a circulação de uma linha gratuita de ônibus que atenda aos usuários do ramal Itapevi-Amador Bueno. Entre as empresas foi assinado um programa de integração física, operacional e tarifária, no qual a Benfica se compromete a garantir o transporte dos passageiros – incluindo pessoas com deficiência – entre as paradas do ramal Itapevi-Amador Bueno, sem a cobrança de tarifa aos usuários. “Isto significa que o passageiro que embarcar no ônibus na parada Amador Bueno, somente pagará a tarifa ao acessar o trem na estação de Itapevi. No trajeto oposto, o usuário pagará somente o transporte de trem até Itapevi, acessando em espaço reservado para este fim o ônibus até Amador Bueno”, explica Dra. Ruth.

Inicialmente, serão disponibilizados sete veículos, que transportarão os passageiros entre as paradas de trens. Dependendo da demanda, no entanto, o número de ônibus emergenciais poderá aumentar ou diminuir, bem como o intervalo de circulação.

“Este trecho, até hoje servido por um trem de 1958, simbolizava o descaso. O serviço deixava muito a desejar”, reconheceu Sergio Avelleda, que agradeceu à Prefeitura pelo apoio ao projeto.

Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), ainda foram adquiridas 36 novas composições para a Linha Diamante, que contarão, inclusive, com ar-condicionado e amplo espaço para os usuários. O projeto integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, onde é previsto um investimento de R$ 23 bilhões na modernização da malha viária e ferroviária, além da ampliação do Metrô até 2011.

Relacionados